sábado, 7 de dezembro de 2013

Imperatriz leopoldinense

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense é uma escola de samba do Rio de Janeiro, sediada no bairro de Ramos.
Primeira tri-campeã do Sambódromo, a escola se orgulha de seus desfiles considerados pela crítica como ao mesmo tempo originais e luxuosos, característicos de seus principais carnavalescos ao longo de sua história, como Arlindo Rodrigues, Max Lopes, Viriato Ferreira e Rosa Magalhães.
Rica, bem vestida e sempre temida pelas adversárias. Mas nem sempre foi assim. A Rainha de Ramos começou pequenina como todas as escolas.
É a única escola de samba do Rio de Janeiro que obteve nota máxima em todos os quesitos, no desfile principal, por três vezes, em 1980,1989 e 2001.
A Imperatriz Leopoldinense foi fundada em 6 de março de 1959 por Amaury Jório e alguns remanescentes da extinta agremiação Recreio de Ramos: Oswaldo Gomes Pereira, Elísio Pereira de Mello, Agenor Gomes Pereira, Vicente Venâncio da Conceição, José da Silva (Zé Gato), Jorge Costa (Tinduca), Francisco José Fernandes (Canivete), Manoel Vieira (Sagüi) e Aloísio Soares Braga (Índio). O nome escolhido foi uma homenagem a Imperatriz do Brasil Dona Leopoldina von Habsburg, a primeira esposa do Imperador Dom Pedro I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário