terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Caprichosos de Pilares

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Pilares é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. Fundada a 19 de fevereiro de 1949, por Oscar Lino (Seu Oscar), Dagoberto Bernardo (Beto Limoeiro), Valter Machado,Ferminiano Romão da Silva, Gilberto Ribeiro de Fonseca, Amarildo Cristiano, João Cândido,Sebastião Benjamim,Tia Alvarinda e Athayde Pereira está sediada na Rua Faleiros, no bairro de Pilares.
Seu símbolo é um brasão contendo um pandeiro e uma caixa-de-guerra, tendo a sigla G.R.E.S em diagonal, envolto por duas cobras azuis com as caudas enroladas entre si, as quais tem as iniciais da agremiação (CP) abaixo delas, havendo duas versões para a escolha. Para alguns, seria uma homenagem dos fundadores da escola à Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou durante a Segunda Guerra Mundial e teria como lema "a cobra vai fumar". Para outros, a cobra representaria um animal que pudesse competir com outros animais símbolos de agremiações, como a águia portelense por exemplo. O sufixo “osos”, significando providos ou cheios de glória. Quando somados, “capricho” mais “osos”, poder-se-ia dizer que a escola é extravagante e primorosa em seus carnavais, dai o nome da mesma (Caprichosos de Pilares) como seus fundadores a batizaram, por se destacar das demais pelo capricho de suas alegorias. Suas cores iniciais eram vermelho e branco, depois as suas cores mudaram para azul e branco em homenagem a madrinha Portela. De 1980 à 1989 todos sabem que a capital do samba é Madureira e o Palácio do Samba é em Mangueira, mas poucos conhecem a Fábrica de Músicos, assim conhecida a Caprichosos de Pilares. Na escola muitos músicos famosos se "alfabetizaram" em ritmo e os que não tem as suas raízes dentro do bairro, passaram para fazer "estágio" alguns deles: Dudu Nobre, Andrezinho da Mocidade, Anderson Leonardo, Xande de Pilares (Grupo Revelação), Sandra de Sá, Mestre Paulinho Botelho (Vila Isabel), Mestre Mug (Vila Isabel), entre outros. Existem também outras pessoas, poucos conhecidas da mídia que integram várias bandas famosas da nossa MPB e grupos de pagode.
Curiosidades: Você sabia que a Caprichosos de Pilares é nome de rua,no município de Parnamirim região Metropolitana a 12km da capital Natal (RN), no bairro chamado Jardim Planalto, no estado do Rio Grande do Norte.
A sátira, a crítica e o bom humor constituem uma fórmula que marcam os carnavais da escola de Pilares. Os enredos, criados por Luiz Fernando Reis, falaram da inflação, criticaram os políticos, pediram as diretas já. Temas que agradavam e falavam pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário